segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Ensino Fundamental Final
GEOGRAFIA
- Lixo: Por que reciclar? Um mine projeto que promove reflexão sobre a questão do lixo e a necessidade da reciclagem.
- O calor que vem de dentro da Terra. Possibilita o conhecimento da estrutura geológica da Terra e sobre a energia geotérmica.
- A formação das paisagens: Cordilheira dos Andes. Esclarece sobre as placas tectônicas e a formação da Cordilheira dos Andes, bem como a vida dos povos que vivem em grandes altitudes.
- Conhecendo as regiões brasileiras. Possibilita ao aluno conhecer as principais características das cinco regiões político-administrativas do Brasil e Perceber a grande diferença cultural existente no Brasil de uma forma atrativa, podendo envolver toda a escola.
- Conhecendo o Brasil. Possibilita conhecer a localização de cada estado brasileiro, as principais atividades econômicas, curiosidades culturais: comida típica, festas, brincadeiras, etc através de jogo e pesquisa.
- O Espaço Geográfico e as Representações Sociais. Ajuda o aluno a compreender a transformação do espaço urbano como uma construção humana a partir de um trabalho realizado com a própria escola.
- Clima ou tempo. Identificar fatores geográficos que influenciam o clima dos lugares e diferenciar clima de tempo.
- Ensine cartografia para a turma usando Google Earth. Desenvolve a noção espacial e a representação cartográfica. Ensina a comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.
HISTÓRIA
Plano de aula abordando tema referente a campanha eleitoral. - Em “Interação com família e sociedade – A Marca da Propaganda Eleitoral”.
Aula que explora a temática da Copa do Mundo, com produção de vídeo ou gravação pelos alunos.
Projeto que estimula a descoberta dos possíveis pontos turísticos da cidade, produzindo-se campanhas de divulgação para valorizar o local em que se vive, podendo ser criado um guia turístico virtual.
ARTES
Plano de aula que estimula a troca de cartões postais entre amigos virtuais de diferentes localidades do país. Pode ser trabalhado a partir do 5º Ano do Ensino Fundamental.
Sugestão de aula para 8º e 9º Ano - faz com que os alunos experimentem ações como espectadores de arte.
Projeto que trabalha com produção e digitalização de imagens.
CIÊNCIAS
Plante água - Educação Ambiental – precisa incluir tecnologia.
Banco de dados de seres vivos - Diversidade de seres vivos -
Comparando temperaturas - Usa tecnologia
- A dinâmica das cadeias alimentares. Com essas aulas os alunos compreenderão as interações, o funcionamento e a importância da dinâmica de uma cadeia alimentar, bem como a necessidade do equilíbrio ecológico, preservação da natureza e respeito ao meio ambiente.
- O caminho da comida em nosso corpo. Possibilita ao aluno identificar os componentes do sistema digestório, compreender o organismo humano como um todo, interpretando correlações entre sistemas, órgãos, tecidos em geral.
Sites interessantes -.
Orienta como construir HQ e tem outros atrativos.
Lista de sites que são de plano de aula ou projetos.
Vários projetos com tecnologias.
Tem blog linkados de vários assuntos interessantes.
Dicionário e gramática em português.
Possui várias atividades lúdicas nas diferentes áreas do conhecimento.