segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ensino Fundamental Final




GEOGRAFIA
- Lixo: Por que reciclar? Um mine projeto que promove reflexão sobre a questão do lixo e a necessidade da reciclagem.


- O calor que vem de dentro da Terra. Possibilita o conhecimento da estrutura geológica da Terra e sobre a energia geotérmica.


- A formação das paisagens: Cordilheira dos Andes. Esclarece sobre as placas tectônicas e a formação da Cordilheira dos Andes, bem como a vida dos povos que vivem em grandes altitudes.

- Conhecendo as regiões brasileiras. Possibilita ao aluno conhecer as principais características das cinco regiões político-administrativas do Brasil e Perceber a grande diferença cultural existente no Brasil de uma forma atrativa, podendo envolver toda a escola.

- Conhecendo o Brasil. Possibilita conhecer a localização de cada estado brasileiro, as principais atividades econômicas, curiosidades culturais: comida típica, festas, brincadeiras, etc através de jogo e pesquisa.

- O Espaço Geográfico e as Representações Sociais. Ajuda o aluno a compreender a transformação do espaço urbano como uma construção humana a partir de um trabalho realizado com a própria escola.

- Clima ou tempo. Identificar fatores geográficos que influenciam o clima dos lugares e diferenciar clima de tempo.

- Ensine cartografia para a turma usando Google Earth. Desenvolve a noção espacial e a representação cartográfica. Ensina a comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.

HISTÓRIA
Plano de aula abordando tema referente a campanha eleitoral.  - Em “Interação com família e sociedade – A Marca da Propaganda Eleitoral”.

Aula que explora a temática da Copa do Mundo, com produção de vídeo ou gravação pelos alunos.

Projeto que estimula a descoberta dos possíveis pontos turísticos da cidade, produzindo-se campanhas de divulgação para valorizar o local em que se vive, podendo ser criado um guia turístico virtual.

ARTES
Plano de aula que estimula a troca de cartões postais entre amigos virtuais de diferentes localidades do país. Pode ser trabalhado a partir do 5º Ano do Ensino Fundamental.

Sugestão de aula para 8º e 9º Ano - faz com que os alunos experimentem ações como espectadores de arte.

Projeto que trabalha com produção e digitalização de imagens.




CIÊNCIAS
Plante água - Educação Ambiental – precisa incluir tecnologia.

Banco de dados de seres vivos - Diversidade de seres vivos -

Comparando temperaturas - Usa tecnologia

- A dinâmica das cadeias alimentares. Com essas aulas os alunos compreenderão as interações, o funcionamento e a importância da dinâmica de uma cadeia alimentar, bem como a necessidade do equilíbrio ecológico, preservação da natureza e respeito ao meio ambiente.

- O caminho da comida em nosso corpo. Possibilita ao aluno identificar os componentes do sistema digestório, compreender o organismo humano como um todo, interpretando correlações entre sistemas, órgãos, tecidos em geral.

Sites interessantes -.
 Orienta como construir HQ e tem outros atrativos.

 Lista de sites que são de plano de aula ou projetos.

 Vários projetos com tecnologias.

 Tem blog linkados de vários assuntos interessantes.

Dicionário e gramática em português.

 Possui várias atividades lúdicas nas diferentes áreas do conhecimento.